fbpx
IMG-20200728-WA0014
Psicólogo Márcio Fagundes
julho 17, 2020
6

Janeiro Branco… Nublado.

“Contudo, devido não só às discrepâncias existentes entre os pensamentos das pessoas e as suas ações, como também à diversidade de seus impulsos plenos de desejo, as coisas provavelmente não são tão simples.”. Freud – O Mal-Estar na Civilização (1930 [1929])

Na clínica ecoa um tipo de banalização dos sintomas trazidos pelo impacto causado pela pandemia, o isolamento social e a obscuridade imposta em relação à nossa relação com o Corona Vírus.

É válido ressaltar a visão já muito conhecida pelos profissionais que lidam com a saúde mental, ainda mais neste mês em que nos voltamos à esta, de que não existe um sintoma para todos os sujeitos, existe um sujeito perante o seu sintoma.

Quadros depressivos, manifestações de ansiedade, tendências a quadros de fobia, alusões a transtornos de humor, relações abusivas, tentativas de suicídio, dependências físicas, químicas ou afetivas: qualquer sujeito pode se ver afetado por algumas destas manifestações? Sim, mas isso não pode cair na ordem de que, por vir se manifestando em todos, ou em boa parte, o sujeito deve avaliar seu sintoma como banal.

Precisamos recorrer e nos voltar à ordem da singularidade perante as particularidades, e não deixar com que o discurso dos vários sintomas psicológicos que vem emergindo após a pandemia, caia no discurso que ela traz, o discurso de que todos estão lidando da mesma forma com a mesma situação; estamos, toda a sociedade, mas a sociedade é composta por cada um, então, não banalize o que te incomoda, aquilo que começou a doer, ou que você jamais imaginava sentir e acreditava que quem possuía era apenas aquele conhecido…

Cuide de si, reconheça os sintomas e permita-se ser cuidado!

Todos estão fragilizados neste momento!

Isto sim, é da ordem do coletivo.

Márcio Junio Fagundes do Vale
CRP 04/35602
(31) 98745 0004
marciofagundes_psi@yahoo.com.br
@marcio.jfvale.psi

53
1

Login

Desabafe no site

Entre na Comunidade

Converse em tempo real

Grupo de apoio

Entre no nosso grupo do WhatsApp