fbpx
123junq

Sensação de não poder ajudar

Minha esposa perdeu a mãe há pouca mais de um mês. Ela vêm lutando, bravamente, com os sentimentos de perda, dor e tristeza. Até parece que superou, mas no fundo, eu sinto que não (se é que vai conseguir sair desse luto algum dia). Eu tento entender o sofrimento e a dor dela e tento conforta-la. Mas nem sempre é possível, ela se fecha, não se abre comigo. E eu me sinto muito mal, uma dor de vê-la sofrendo (mesmo tentando fingir que está tudo bem, tentando levar a vida adiante), e sem saber direito o que fazer, como agir e se o que eu tenho feito por ela (que, para mim, é muito pouco, poderia fazer mais), está sendo o certo. Quando ela se fecha, eu não sei se tenho de tentar conversar com ela ou deixá-la viver sua dor, seu luto. Eu não sei o que fazer e isso me corrói por dentro. É uma dor imensa ver uma pessoa que amo tanto, sofre desse jeito, em muitos casos, calada. Está sendo muito dificil.

49
4

  • junho 2, 2021
    Tamyres Fontes

    Olá, tudo bem? O luto é muito complicado e doloroso. Meu esposo perdeu a mãe recentemente e sei bem o que você está passando. As vezes pego meu esposo chorando e realmente eu não sei o qye fazer. Também tento sentir o que ele sente, mas nunca será da mesma forma. Vou te falar o que faço quando ele está mau. Eu simplesmente respeito o espaço dele e depois ofereço meu ombro e palavras que trazem esperança. Isso é a única coisa que posso fazer, não existe outros meios. Espero que você tenha força suficiente para superar junto com ela essa dor tão grande. Um forte abraço

    • junho 2, 2021
      123junq

      É o que tento fazer Tamyres, respeitar o espaço e tempo dela. Sei que é uma dor, saudadr que ela vai levar para sempre, dentro dela, e a única coisa que posso fazer é respeitar esse sentimento e, quando possível, tentar conforta-la com um abraço, gesto, carinho ou ouvindo-a.

  • maio 24, 2021
    ursinho

    Sabe, as vezes mesmo fazendo o máximo para aliviar um sofrimento, ele precisa se estender por mais tempo... e não tem o que possamos fazer, além de aprender a conviver com ele.. Não é de um dia pro outro que sua esposa vai virar a chavinha e voltar ao normal, a dor ainda é muito grande.. mas o tempo vai fazer ela ressignificar essa dor e aprender a conviver com ela.. e você é peça mto importante por não soltar da mão dela nenhum momento.. pode ser que pareça que ela não está valorizando vc o quanto vc gostaria, mas na verdade você está sendo tão importante que ela está se dedicando unicamente a dor do luto dela, pois sabe que você é o chão enquanto ela precisa se recuperar de todo esse baque... Fique firme, você está sendo muito bom pra sua mulher, não duvide disso!

  • maio 21, 2021
    Fernando

    Amigo, você já está fazendo muito por ela, pode certeza. Só a sua presença, preocupação e atenção já demonstram como você se importa. Você está aí para o que der e vier, e é isso o que importa. As vezes tem coisas que vão além do nosso alcance. Mas estar presente para ajudar nas horas que é preciso, é uma das coisas mais importantes. É um momento difícil, uma ferida leva tempo para sarar, por isso as vezes só o tempo pode te dizer o que fazer. Parece que você já está ajudando só por estar ao lado dela e respeitar os sentimentos e o jeito de lidar com o sofrimento que é próprio de cada um. Aguente firme. Seja você mesmo e confie no jeito que você está ajudando.

Grupo de Apoio

Desabafe online

Um grupo de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.

Aqui você pode ser 100% honesto sobre seus sentimentos, com a garantia de que não será julgado, mas será sim acolhido.

Converse com pessoas que vivenciam os mesmos problemas que você. Aqui você não precisa ter vergonha e nem mesmo fingir estar bem

Falamos sobre sentimentos em um espaço seguro, anônimos e monitorado por profissionais da saúde mental.

Grupo de apoio com pessoas depressivas, borderline, bipolares, ansiosas, dependentes químicas.

Login