fbpx
IMG_5136
Psicóloga Marineiva Bonin
junho 25, 2020
27

É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

O conceito de amor, como tradicionalmente o conhecemos, vem sendo debatido e ressignificado nos últimos anos, trazendo à tona novas formas de expressão desse sentimento tão bonito. Dentre essas formas está o poliamor, uma forma de não-monogamia na qual consensualmente homens e mulheres têm relações íntimas, sexuais e/ou emocionais com outras pessoas simultaneamente.

Com uma extensa gama de críticos e adeptos, a prática traz para debate uma série de questões a respeito de como as relações de afeto humano funcionam, as quais podem ser sintetizadas em uma pergunta: é possível amar duas pessoas ou mais ao mesmo tempo?

Os defensores do poliamor acreditam que quanto mais se intensifica a necessidade de fidelidade, maiores as chances de ocorrer uma traição. Além disso, defendem que os benefícios de se estar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo são inúmeros, uma vez que se distribuem os desejos e necessidades de uma pessoa entre várias, o que faz com que as chances de satisfação sejam maiores.

Por outro lado, aqueles que criticam essa forma de expressão apontam que o comprometer-se com uma única pessoa, demonstra o quão especial ela é. De acordo com esses críticos, somente com fidelidade e compromisso é possível construir uma relação saudável e verdadeira.

Falando em termos científicos, de acordo com a teoria de Stenberg, o amor tem 3 princípios básicos: Intimidade, Paixão e Compromisso. Pessoas adeptas ao poliamor defendem que é impossível manter várias relações ao mesmo tempo e cumprir tais requisitos. No entanto, isso não significa que esse tipo de relação é isenta de comprometimentos. Dentro do poliamor permanece o compromisso emocional para com o outro, devendo sempre, todas as partes, estarem cientes e consensuais no que diz respeito às relações ocorridas dentro desse contexto, priorizam lealdade e não a fidelidade.

Independentemente de qualquer coisa, a comunicação é o ponto chave para o sucesso de qualquer relacionamento. Os parceiros devem conhecer-se mutuamente e exprimir seus sentimentos um para com outro, de modo a expressar seu amor da maneira que deseja, mantendo um relacionamento saudável e prazeroso.

61

Login

Desabafe no site

Entre na Comunidade

Converse em tempo real

Grupo de apoio

Entre no nosso grupo do WhatsApp