fbpx
placeholder
Guta

Isolamento social e ansiedade

Gente, vocês que são grupo de risco, como estão se sentindo? Ando muito ansiosa por conta do isolamento social, especialmente com esse retorno, as pessoas na rua, saindo, fazendo coisas como se nada estivesse acontecendo, como se milhares de pessoas não estivessem doentes ou morrendo. Sinto que todo mundo está muito bem com isso, parece que sou a única com essa ansiedade e medo.

61
4

  • setembro 10, 2021
    MSouza7373

    A pessoa que escreveu aqui, ainda está na ativa? Guta? Ou algum dos amigos aqui, ainda estão na ativa? R: Não. A amiga não é a única com ansiedade e medo. Eu mesmo tive aqui, no começo deste ano de 2021, crises de ansiedade e síndrome do pânico, devido justamente a esta preocupação quanto a este mal que está assolando o mundo inteiro, que é a Covid-19. Eu vendo vários conhecidos meus, inclusive os que conhecia desde a infância, morrendo; pessoas lá no trabalho morrendo; uma tia que estava acometida pela doença, no que ficou bem ruim, mas graças a Deus se recuperou sem a necessidade de internação, e agora está bem, etc... Quanto ao sentir essa ansiedade, a amiga que escreveu aí não está sozinha nessa. Os consultórios dos psicólogos daqui onde moro estão lotados de pessoas - incluindo muitos jovens - com estes mesmos sintomas de medo e ansiedade, devido a estes fatos que estão acontecendo. A amiga também disse que sente como se muitas pessoas parecem estar bem com isso e sua ansiedade diante desta situação... O que acontece é que você tem responsabilidade e toda pessoa que, diante do que está acontecendo, tem responsabilidade e age com responsabilidade, está sujeita a sentir essa ansiedade e medo, ao contrário de uma multidão de indivíduos irresponsáveis que parece que para eles a vida é somente pão e circo; que são indivíduos que não tem amor à própria vida e menos ainda para a vida dos outros, sem responsabilidade e que parecem "Alices no País das Maravilhas", enquanto o mundo chora, sofre e está de luto. Resumindo: O que a amiga, que escreveu aqui sente neste momento é mais que normal (mas que, dependendo da situação, não dispensa ajuda profissional) e isso acontece por que a amiga tem responsabilidade. Um forte abraço!

  • julho 27, 2020
    Thais Carvalho

    Olá Guta, realmente há muitas pessoas que infelizmente não respeitam as normas, mas não são todas as pessoas que agem dessa forma, mas o importante é que estamos fazendo nossa parte, realmente procure não focar excessivamente nas notícias, fazer algo para se distrair é muito importante, assim como também tomar todos os cuidados necessários. Fique tranquila que isso tudo irá passar fico feliz por ter conseguido aos poucos se superar, forças vc não está sozinha! um abraço!

  • julho 8, 2020
    Gentileza

    Oi Guta, tudo bem? Você não está sozinha nessa! Realmente é um tempo de muita incerteza, preocupações o que nos leva a ficar constantemente ansiosos. É triste sim ver o descaso de muitas pessoas em relação a tudo que está acontecendo, mas não podemos deixar de fazer nossa parte. Isso inclui, claro os cuidados de higiene e distanciamento que já sabemos, mas também o cuidado interno. Nossa mente é que recebe e controla todo tipo de emoção, se ela não estiver bem, todo resto fica descontrolado. Então antes de cuidar do outro, você precisa cuidar de você. A mesma história quando há um alarme de emergência e a orientação é que primeiro você coloque a mascara em você para depois ajudar a pessoa do seu lado, sabe? O seu sentir é completamente normal, mas você não pode deixar ser dominada por isso. Uma dica que funcionou bem comigo e você pode tentar é não buscar noticias. Sei que é ruim, porque já estamos isolados e ficamos mais distantes do mundo. Mas é isso mesmo, você vai ver que os seus pensamentos vão sair do foco da doença o tempo todo, busque alternativas, o que você gosta de fazer? Assim, quando você estiver mais disposta mentalmente, você pode até ajudar as pessoas que você se preocupou acima, as que são do grupo de risco. Levando as vezes uma palavra como essa, ou conversando mesmo, de forma online com alguém que está passando por todo esse medo e ansiedade como você. Mentalizar que isso tudo vai passar e que agora você está fazendo o melhor que você pode com os recursos que você tem. :) Fica bem e se cuida! beijos

    • julho 10, 2020
      Guta

      Oi, Gentileza, eu estou melhor e você? Agradeço demais pelas suas palavras, você não tem ideia do bem danado que me fizeram. Essa semana tenho procurado me curtir, sabe? Assistindo filmes, comprei uns livros que estava procrastinando pra ler, ficar perto de quem eu amo mesmo que seja virtualmente, enfim, tô bem melhor e menos bitolada. Obrigada de verdade! Espero que você também esteja bem.

Grupo de Apoio

Desabafe online

Um grupo de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.

Aqui você pode ser 100% honesto sobre seus sentimentos, com a garantia de que não será julgado, mas será sim acolhido.

Converse com pessoas que vivenciam os mesmos problemas que você. Aqui você não precisa ter vergonha e nem mesmo fingir estar bem

Falamos sobre sentimentos em um espaço seguro, anônimos e monitorado por profissionais da saúde mental.

Grupo de apoio com pessoas depressivas, borderline, bipolares, ansiosas, dependentes químicas.

Login