fbpx
placeholder
Qwerty

Me sinto fracassada

Nunca tive desejo em seguir uma profissão específica, mas sempre me imaginei ema uma carreira de sucesso, ganhando bem e gostando do trabalho. Aos 19 passei em meu primeiro concurso público e fiquei feliz da vida, pois tinha sido uma ótima conquista para tão pouca idade. Mas o tempo foi passando, vi meus colegas passarem em excelentes concursos (ou cargos privados também) e a sensação de fracasso começou a bater. Passei a refletir sobre minhas metas e percebi o quanto vacilei. Independente da comparação que acabo fazendo com eles, eu vacilei com meus próprios desejos e ambições, pois estou há anos estagnada no mesmo emprego. Logo, logo faço 30 e estou na mesmice. Alguma vez perdida algo me dá uma dose extra de motivação para estudar, mas não dura muito tempo. Sinto que se estivesse rodeada de pessoas com os mesmos objetivos e altamente determinadas, isso me daria um impulso, mas, infelizmente, as pessoas que mais me rodeiam estão na zona de conforto (mesmo com empregos terríveis, comissionados ou até desempregados). O meu namorado está nesse grupo. É uma pessoa maravilhosa, mas sempre foi de viver o presente e não criar boas expectativas futuras com relação a uma carreira. Eu pego muito no pé dele, e pode até parecer hipocrisia, mas a situação dele é bem pior que a minha. Estava em um emprego bem ruim (ele reclamava muito), braçal, e foi “demitido”, após informar que em breve daria o seu aviso prévio. Mas o fato é, me sinto sozinha nesse barco. Gostaria muito de conhecer alguém pra me fazer companhia nisso, me fazer superar o cansaço e estudar, assim como faz uma boa parceira de academia. Sempre incentivando. Eu tenho dois empregos porque realmente preciso, já que sou a provedora da casa e a despesa está sendo alta. Por consequência, tenho pouquíssimas horas pra estudar. É mais enquanto tomo o café da manhã e almoço. Tive que abrir mão da academia por enquanto pra conseguir estudar ao menos 2h/3h por dia. Enfim, queria saber se alguém está em uma situação semelhante e também desejaria ter uma companhia pra incentivar um ao outro nisso.

97
4

  • junho 30, 2024
    Luana Piekoski

    Já experimentou rever seus gastos? As vezes gastamos com coisas que não estão nos trazendo felicidade. Diminuir os gastos com coisas não prioritárias e focar mais no lazer simples da leitura de um livro, ouvir uma música... Eu vivia assim, e depois de muita reflexão, aceitei minha situação financeira. Foi como tirar um peso do ombro. E por incrível que pareça, depois de um tempo, até ganhei mais dinheiro. Então, recomendo fortemente: Aceitação. E ame seu trabalho. Quando amamos aquilo que podemos conseguir, parece que tudo fica melhor.

    • junho 30, 2024
      Qwerty

      Já sim. Praticamente não gasto comigo. Não tenho luxos pra mim, nem para com os outros. As despesas são de manutenção mesmo. Sustento duas casas. Juntando meus dois trabalhos, ganho pouco mais de dois salários. É um valor que, hoje em dia, dá pra sobreviver. Não dá pra aproveitar com quase nada

  • junho 30, 2024
    Luana Piekoski

    As vezes buscamos o sucesso, os bens materiais, o "vencer na vida" e esses estereótipos nos escravizam numa busca incessante, estressante e nem sempre válida para nós. Um retiro espiritual, num oásis de paz e energia positiva, pode abrir possibilidades que não pensamos. Você está correndo atrás de coisas que não estão satisfazendo, não estão trazendo felicidade... O que realmente você quer? Será que é mesmo uma carreira de sucesso, um doutorado... Mas, se não há motivação interna para isso, será mesmo que é isso que quer? A felicidade não está no emprego, no trabalho, no namorado, na família ou qualquer outra coisa externa a nós. A felicidade e a plenitude estão dentro de nós e para alcançar, só precisamos olhar pra dentro e ter a certeza do que queremos. Uma pessoa que ganha salário mínimo e consegue ser feliz, porque ama o que faz, agradece pelas conquistas e não se compara a ninguém, é mais feliz que uma pessoa rica, que não se satisfaz com nada. Sugiro um mergulho em si mesma, num lugar pacífico, onde o tempo não precise ser contado. Analise tudo o que conquistou, e descubra em si mesma a motivação interna para tudo o que quer.

    • junho 30, 2024
      Qwerty

      Agradeço as palavras. Eu preciso de um tempo para mim, descansar o físico e o mental. O problema é que a correria do dia a dia me impede, pois são muitas responsabilidades em tudo: nos trabalhos, com a família, com a casa... Mas tenho que forçar isso, pois depois o corpo nos pede esse descanso com uma doença e aí temos que deixar tudo de lado para nos recuperarmos. Com relação à motivação, eu tenho, só que sou vencida pelo cansaço. Trabalho 10h diárias, sendo que o intervalo pra almoço é só o tempo de engolir rapidamente a comida. Fora o trabalho externo, tem as atividades domésticas em casa. Então acabo ficando sonolenta demais e/ou sem concentração nos estudos. Não estou confortável com o meu trabalho atual, apesar de ter certas regalias nele. É um meio que me faz mal, mas é bem melhor que qualquer outro trabalho que eu encontrasse por aqui, pois a cidade é pequena, sem muitas oportunidades de um bom trabalho. Acredito que se eu encontrasse alguém em uma situação parecida com a minha e com o mesmo desejo de mudar, poderíamos ser de ajuda mútua um com o outro. Não é só um desejo, mas uma necessidade. Preciso ter melhores condições para cuidar da minha família e de mim também. Poder ter um plano de saúde, uma reserva de emergência, e de certa forma, poder viver também. Aproveitar a vida, viajar, fazer o que gosta, até mesmo comer o que gosta, de forma que o dinheiro não seja um empecilho. Tendo um melhor emprego, não preciso me acabar em dois trabalhos e isso resulta em uma maior qualidade de vida pra mim, e mais tempo com as pessoas que amo.

Comunidade Sunas

Comunidade Sunas

Um servidor de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.

Aqui você pode ser 100% honesto sobre seus sentimentos, com a garantia de que não será julgado, mas será sim acolhido.

Converse com pessoas que vivenciam os mesmos problemas que você. Aqui você não precisa ter vergonha e nem mesmo fingir estar bem

Falamos sobre sentimentos em um espaço seguro, anônimos e monitorado por profissionais da saúde mental.

Grupo de apoio com pessoas depressivas, borderline, bipolares, ansiosas, dependentes químicas.

Membros

Pessoas depressivas, ansiosas, tdah, bipolares, borderline, autistas, dependentes químicas, anoréxicas, bulemicas, esquizofrênicas e afins.

Conheça nosso grupo de apoio emocional

Login