fbpx
placeholder
Gaia

Culpa e medo

Sinto uma culpa enorme que me paralisa até hoje e por me sentir assim não consigo viver num relacionamento plenamente. E por incrível que pareça eu não fiz nada de errado, ao contrário, fui eu a pessoa abusada e por mais que eu prossiga com minha vida, esse trauma ativa emoções ruins dentro de mim, que me prejudicam gerando medo e culpa.

49
8

  • agosto 26, 2020
    MaisEmpatia

    Nossa como deve ser dolorido conviver com isso,de qualquer forma é uma pessoa muito forte e pode vencer isso(claro com o tempo). Apenas respire e pense que agora está bem,que isso ficou para o passado,algo ruim que vai cicatrizar,entendeu? Tem muitas coisas lindas para você vivenciar,muitos amores,muita paz,eu sei que tu consegues superar isso!

    • agosto 26, 2020
      Gaia

      Gratidão pelas palavras, revigorante para a alma!

  • agosto 1, 2020
    juju

    Gaia, boa tarde querida! É claro que você não fez nada, alias quem foi a abusada nessa situação foi você! O que o outro faz é de responsabilidade dele. Tente entender que vocês são seres diferentes e individuais é muito importante, pois poderia ser com você ou com qualquer outra pessoa, isso vem do caráter dele e não de algo que você fez. Entenda que nesse caso não tem como ser sua culpa. Tente se conhecer melhor, pois isso vai te fortalecer como pessoa e a superar isso, porque quando entendemos quem somos, percebemos que o que o outro faz não diz respeito a você e sim fala bem mais sobre ele. Deixo como sugestão para voce um livro maravilhoso sobre relacionamentos abusivos... se chama "o amor nao doi" da Anahy D'amico. Voce vai comecar com ele, a entender o porque sente o que sente hj.....

  • julho 31, 2020
    Andre

    Gaia, sinto muito pelo trauma que você sofreu. Vc não merecia de jeito nenhum passar por isso.. Mas isso te fez uma pessoa mais forte, te fez amadurecer e ver a vida de outra maneira.. Nós não podemos ser escravos dos nossos traumas, não podemos deixar que ele nos paralise.. Precisamos lutar com nós mesmos para vencer esse trauma, e ver que a sua força é muito maior que qualquer experiência difícil e injusta que vivemos no passado.. Vai com calma, reflita bastante, veja o que seu trauma te causou e pense em atitudes que você pode ter, para aos poucos ir vencendo ele... Você vai ver que é muito forte e quando olhar pra trás vai ver o quão guerreira você foi de ter vivido tudo isso e ter conseguido seguir em frente! A vida é um aprendizado e uma luta constante.. Cabe a nós tentarmos vencer nossas batalhas e sermos a melhor versão de nós mesmos! Fica bem!! Te desejo muita força e muita luz para iluminar seu caminho.. Beijão.

    • agosto 3, 2020
      Gaia

      Suas palavras me fizeram respirar melhor, fico grata! Realmente a minha vida não paralisou, embora a lembrança do ocorrido ainda está na minha memória, após várias décadas, e lembrar trás medo e culpa, não consigo apagar esse registro, por mais q eu faça para esquecer, ele não deixa de existir, pois me deparo com situações q reavivam a memória desse trauma. Espero e me esforço, todos os dias, para supera-lo. Obg pelo apoio!

    • agosto 3, 2020
      Gaia

      Agradeço pelas palavras e a recomendação do livro.

  • julho 31, 2020
    Kira

    Gaia você não teve culpa de ter sido abusada. Quanto a ter medo, existem pessoas boas e pessoas más. Pessoas que vão te fazer bem, te amar e você só precisa ter em mente que você não teve culpa de ter sido abusada, pelo contrário, você é a vítima. E outra não precisa ter medo, pois nem todo relacionamento é abusivo. Tente se entregar sem medo e sem culpa. Perdoe a pessoa que abusou de você e perdoe a si mesma, apesar de você ser a vítima dessa história toda.

    • agosto 3, 2020
      Gaia

      Muito obrigado pela orientação, vou refletir sobre cada uma delas.Gratidão pelo apoio.

Comunidade Sunas

Comunidade Sunas

Um servidor de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.

Aqui você pode ser 100% honesto sobre seus sentimentos, com a garantia de que não será julgado, mas será sim acolhido.

Converse com pessoas que vivenciam os mesmos problemas que você. Aqui você não precisa ter vergonha e nem mesmo fingir estar bem

Falamos sobre sentimentos em um espaço seguro, anônimos e monitorado por profissionais da saúde mental.

Grupo de apoio com pessoas depressivas, borderline, bipolares, ansiosas, dependentes químicas.

Membros

Pessoas depressivas, ansiosas, tdah, bipolares, borderline, autistas, dependentes químicas, anoréxicas, bulemicas, esquizofrênicas e afins.

Conheça nosso grupo de apoio emocional

Login