fbpx

Qualquer nível de atividade física ajuda a combater depressão, diz estudo

Um estudo brasileiro, realizado pelo Instituto Israelita Ensino & Pesquisa de São Paulo e a Universidade Nove de Julho, revelou que qualquer forma de atividade física, mesmo leve, pode ser eficaz no combate aos sintomas da depressão. A pesquisa, publicada no Journal of Affective Disorders, analisou dados de 58.445 adultos entre 2008 e 2022 e concluiu que qualquer movimento que aumente o gasto calórico, como caminhar até o trabalho ou subir escadas, tem impacto positivo na saúde mental.

O estudo destaca que, além de atividades de lazer ou esporte, tarefas cotidianas, como deslocamento e ocupação, também são eficazes. A pesquisa sugere que a atividade física não precisa ser intensa para ser benéfica, e atividades simples já podem servir como proteção contra a depressão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendada a prática de 150 minutos semanais de atividade física moderada, o que pode ser facilmente alcançado com tarefas diárias.

A atividade física melhora a saúde mental ao estimular a produção de substâncias benéficas para o cérebro e promover escolhas saudáveis, como uma alimentação melhor e mais sono. O estudo reforça a ideia de que qualquer movimento corporal que aumenta o gasto calórico pode ajudar a reduzir o risco de depressão.

Clique no link  www.sunas.com.br/desabafo-online   e entre em nosso grupo de apoio, vamos juntos nos ouvir, acolher e nos auxiliar no nosso bem estar mental.

Login