Olá. Eu não sei ao certo por onde começar, mas vamos lá: Acredito que há muito tempo, eu venho demonstrando sinais de depressão, ou que tenho uma tendência a um estado emocional de tristeza frequente. Tenho 36 anos e, desde a metade da minha idade já sentia isso. Mas sempre fui achando que não era grande coisa e fui empurrando com a barriga. Porém, o estado de melancolia foi se tornando cada vez mais frequente, durando mais tempo e com intervalos mais curtos. E isso começou a interferir na minha vida de forma mais agressiva: Sempre disfarcei isso das pessoas e hoje em dia, as pessoas já conseguem perceber quando não estou bem. Isso foi me limitando demais e cada vez mais, e eu fui deixando isso acontecer. Passei a ser mais inseguro e ter mais medo de experiências novas e desafios (E acredito que normalmente, com a idade, seria o oposto que acontece com a maioria das pessoas). Hoje em dia, muitas vezes eu não me arrisco a novas conquistas, pois sinto um medo paralisante de falhar, de fracassar. E muitas vezes, eu já me sinto fracassado. Incapaz de conquistar objetivos e sonhos. Incapaz de, algum dia, me declarar feliz. Muitas vezes, me pergunto qual é o meu propósito nessa vida, porque estou aqui. E me deparo com um grande vazio quando penso nisso. Isso me deprime cada vez mais. Sinto como se a minha existência não tem sentido. Sinto como se eu não pertencesse ao mundo (Um alien, um peixe fora d’água). Chego até a questionar se eu não existisse, se isso não seria melhor. Me sinto perdido, e quanto mais eu tento encontrar respostas para meus conflitos, mais cheio de dúvidas eu fico. Acredito que, pra quem vê a situação de fora, é nítido que eu preciso de uma ajuda ou apoio psicológico. Eu mesmo assumo isso pra mim. Mesmo assim, eu não tomo atitude nenhuma, acabo encontrando dificuldade até em pedir ajuda profissional. Acho que por isso estou aqui fazendo esse desabafo, apesar de estar num momento relativamente bom (Pois não estou me sentindo triste como em outros dias). Porém, eu não sei até quando estarei assim. Geralmente, esse estado de tristeza sempre volta e eu acabo reagindo do mesmo jeito: Me isolo, sem querer contato com ninguém e me refugio nas horas de sono. Nesses dias, a vontade é de dormir o tempo todo, evito contato com todos (Até mesmo com família e amigos) e isso me atrapalha até nos estudos e vida profissional (A vontade de largar tudo, nesses momentos, é enorme e até mesmo incontrolável, dependendo do dia. Já larguei empregos, perdi aulas, cancelei compromissos nessas fases, apenas pra ficar numa cama nesse estado de tristeza). Vou parar de escrever por aqui, senão isso vai longe. Caso alguém que vier a ler puder me dar um aconselhamento, seria de boa ajuda. Deus abençoe você e muito obrigado pela atenção.
Um grupo de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.
Olá querido! Tudo bem? Eu já estive numa situação parecida e bem sei o quanto é complicado. Mas existe uma solução para tudo isso. Primeiramente você precisa de ajuda profissional pq só assim você conseguirá alavancar a sua vida. Não tenho muito a te dizer, mas gostaria de falar que: se você não tem disposição para se ajudar, você não tem condições para fazer nada para ngm. Busque se ajudar e você contribuirá muito para o mundo e as pessoas ao seu redor. Gostaria de te indicar algumas pessoas que me ajudaram muito no processo de expansão da consciência e auto ajuda. Você pode encontrá-los no YouTube. Procure por: Orlando Costa, Elainne Ourives, Beth Russo e Márcia Luz. Te desejo muita luz e muito SUCESSO. Amo você.
Olá Alejandro! Que ótimo que conseguiu escrever aqui. Como a colega disse, reconhecer que está com um problema é fundamental, talvez o primeiro passo para começar a traçar estratégias de resolução. As vezes de fato não conseguimos fazer isso sozinhos, existem estágios de sofrimento em que sem dúvidas precisamos de ajuda. Você reconhece algum evento em sua vida que possa associar a esses períodos grandes de tristeza? O apoio profissional é fundamental, principalmente por dois pontos que você trouxe na sua fala: o sofrimento, que está com uma duração grande e também com grande intensidade e os impactos nas relações e em outros pontos da sua vida. Foi muito bom saber que consegue se expressar, aproveite esses momentos e tente investir na procura de ajuda profissional, também no resgate de pontos que você gosta ou gostava, o que te animava, algo que possivelmente consiga te abstrair um pouco do ponto difícil da tristeza. (Aproveite esses momentos!). Abraços e melhoras! Confie em você e no tratamento, é possível!
Oi Alejandro! Eu sempre penso a seguinte frase: Quando você se dá conta que tem um problema, ele se torna infinitamente menor. E é exatamente isso que aconteceu com você.. Vc já percebeu seu problema, já consegue identificar tudo que acontece com você qnd se deixa levar pela tristeza.. Vc sabe que desmarca compromissos, evita amigos e familiares.. Mas eu sei que você não consegue controlar pq a tristeza é tão grande que a melhor solução é dormir (eu tbm quando me sinto triste só tenho vontade de dormir). Mas assim, vc tem q saber que tudo, absolutamente tudo nessa vida, depende da postura que você encara. Não importa o tempo que vc está triste, se você se munir de forças e tiver apoio para deixar a tristeza para trás, encontrar seus propósitos de vida você vai mudar a direção dos seus pensamentos e a forma como encara a vida. Eu sugiro de você comece a ler alguns livros que te falarão sobre propósito, confiança, fé. Recomendo muito que leia TNT Libere suas forças interiores (esse livro me fez encontrar meu propósito e ter certeza de que minha vida importa e o que eu faço com ela também), comece a assistir alguns filmes, TED talks, de pessoas inspiradoras... E comece a pensar muito sobre as coisas simples que te fazem feliz. Quais são seus talentos mais naturais? O que você sabe fazer super bem? Se conecte com você de verdade, conheça denovo a criança que você é.. Ela tem muito a te dizer sobre a pessoa q você é hoje.. E lembre-se, o autoconhecimento é a base de tudo.. Se conheça, e se conhecendo você vai encontrar seu caminho, seus propósitos, suas motivações. E não se esqueça, você tem poder de mudar sua vida, mas para isso é preciso um grande trabalho de autoconhecimento!!! Tenha muita fé e muita força!!! Te desejo melhoraas!!! Tenho certeza que você vai encontrar seu caminho! Fique bem, beijão!!
Primeiramente, obrigado pela atenção, por ter lido e tirado um tempo para me responder. Agradeço também a sua dica sobre a leitura, pois certamente irei procurar esse livro. Acredito que toda ajuda é bem vinda e a sua me trouxe algo para pensar sobre. Sim, eu acredito que a minha postura para enfrentar essas adversidades precisa ser mudada. Me falta atitude, me falta saber o que precisa ser feito, me falta firmeza nas minhas escolhas. Eu devo mudar isso, mas ainda não descobri como. Na grande maioria das vezes, me sinto incapaz de realizar essas mudanças e acabo preso nesse ciclo vicioso, sem progresso. Isso faz com que eu me sinta um telespectador da minha própria vida. E isso me machuca. Ler suas perguntas (Quais são seus talentos mais naturais? O que você sabe fazer super bem?) também me mostraram que preciso trabalhar quanto a isso, pois o que estou conseguindo enxergar no momento é que não possuo talentos naturais e por isso não sei fazer nada bem. Me sinto como se fosse uma farsa prestes a ser revelada. Isso me traz medo, e esse medo me deixa inerte perante a tudo. É mais fácil desistir sem tentar, e isso é muito errado. Mas não vou desistir de fazer essa conexão com o meu verdadeiro eu pra descobrir o que posso mudar, o que posso melhorar e o que posso eliminar da minha vida. Pois só assim eu acredito que eu possa melhorar. E acredito que nesse processo, precisarei de ajuda. Você já me ajudou, e só tenho a te agradecer. Talvez esse seja meu primeiro passo para sair desse abismo que me encontro. Muito obrigado mesmo e um beijo grande no seu coração.