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Dúvidas sobre a psicoterapia infantil na abordagem centrada na pessoa

Percebo que existem dúvidas e equívocos quando os familiares procuram psicoterapia para a criança. Talvez não estejam esclarecidos com a abordagem em si, uma vez que não acham sentido a criança ser cuidada sem uma teoria específica para encontrar soluções para suas angústias diante da queixa trazida.

Assim, a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) é uma abordagem que se diferencia por não haver testes e técnicas, sendo centrada nas particularidades da criança e não nos seus sintomas e diagnósticos.

Através de critérios facilitadores (empatia, aceitação e congruência), o psicólogo proporciona um ambiente que possibilita a criança condições de explorar seus sentimentos, atitudes e se libertar de suas tensões reprimidas, facilitando a criança se autoconhecer e lidar com suas necessidades, respeitando as individualidades de cada um.

Normalmente, o brincar é um meio que a criança escolhe para se expressar,  libertar e controlar o que lhe incomoda, facilitando-a ter possibilidades para se perceber, desenvolver e madurecer.

Com adolescentes o cuidado psicológico pode ser também pelo brincar, da mesma forma que com crianças pode ser pela conversa. Quem decide o caminho dos encontros é a criança/adolescente e o psicólogo apenas aceita e respeita as suas escolhas, já que as necessidades de cada pessoa são diferentes.

Na psicoterapia online infantil/adolescente é a mesma relação com o psicólogo.  Mesmo distante, os critérios facilitadores possibilitam a criança decidir o caminho dos encontros e o psicólogo apenas aceita e respeita sua escolha. Por isso, a criança é livre para mostrar seu melhor jeito de estar na relação.

Deste modo, a Abordagem Centrada na Pessoa é eficaz na psicoterapia infantil, da mesma forma que outras abordagens de diversos aspectos já conhecidos. Também, a ACP vai além da psicoterapia, uma vez que a todo momento estamos nos relacionando com pessoas diferentes, precisando que cada relacionamento seja centrado nas individualidades de cada pessoa para ter uma convivência e união entre todos com empatia, aceitação e congruência.

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ds

É psicóloga humanista (CRP 06/8543) em Jundiaí/SP com formação em Abordagem Centrada na Pessoa. É especialista em educação inclusiva e fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Realiza psicoterapia Online e Presencial e por CONVÊNIOS e PARTICULAR. Atendimento familiar e individual para crianças, adolescentes, adultos e em Libras. Também, é consultora de inclusão, palestrante e organizadora de minicursos e supervisões sobre inclusão. Participou como coatora do livro "Abordagem Centrada na Pessoa e algumas de suas possibilidades" no capítulo "Inclusão centrada na pessoa", e é autora do livro “…E a borboleta voou”. Em 2017, participou do Seminário Internacional de Educação: Inovação e Inclusão em Portugal e Espanha, com muitas propostas inovadoras de educação e inclusão. Já atuou no Centro de Atendimento à Síndrome de Down “Bem-Te-Vi” e na ATEAL (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem) em Jundiaí/SP. Dedica-se em uma inclusão das diferenças e individualidades de cada pessoa. Por isso, acredita em uma inclusão centrada na pessoa e não nos seus sintomas e diagnósticos. Seu intuito é existir uma convivência para todos e com todos a partir de aceitação, empatia e autenticidade, fortalecendo o autoconhecimento para as pessoas encontrarem suas próprias respostas e a lidarem com o que incomoda. @psicovanessasardisco www.vanessasardisco.com.br 11 982009577

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