Percebo q sou dependente das pessoas. Seja um namorado, seja um amigo, fico com ciumes qndo eles saem sem mim, pq parece q sempre dependo deles pra.sair, ou seja, como não tenho muitos amigos, só saio qndo eles me.chamam. De uns tempos pra cá tenho buscado essa independência, fazendo coisas que não tem a ver com ninguém, só comigo, mas mesmo assim esse sentimento de.dependência me incomoda… espero q passe pq tenho batalhado muito por isso.
Um servidor de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.
Pessoas depressivas, ansiosas, tdah, bipolares, borderline, autistas, dependentes químicas, anoréxicas, bulemicas, esquizofrênicas e afins.
Oi Maria1995, me identifiquei com seu relato pois tive uma fase na vida onde me senti exatamente assim! O que me ajudou foi construir outras pontes baseadas em mim, no que eu gosto! Aprendi a ir no cinema sozinha, a passear no parque e pegar um sol, me inscrevi em atividades de dança e corrida e isso me fez conhecer várias pessoas. Eu percebi que a medida que fui me interessando mais por mim parece que me tornei mais interessante para meus amigos tb. Pelo que vc relatou vc já percebeu algumas coisas e está nessa jornada maravilhosa de ser sua melhor companhia! Eu desejo que se apaixone por ti mesma cada vez mais e que essa sensação de dependência que sentiu sirva para quem sabe ajudar outras pessoas no futuro. Um grande abraço!
Está no bom caminho. Devemos tentar ser independente, apesar de gritos dentro de nós buscando pessoas afins. O ideal é chegarmos num nível tal de independência, que se um amor quiser ir embora, deixamos ir sem implorar para que fique. Todos os seres humanos são carentes de atenção e amor. E a busca por aprovação alheia não tem fim, infelizmente! Continue no caminho do auto conhecimento. Está indo bem.
Olá, Maria1995. Realmente essa dependência emocional dos outros pode nos afetar. Mas parece que você já diagnosticou essa situação e está seguindo em frente, o mais difícil. Então, tente ir se priorizando em pequenas coisas. Fazer coisas diferentes. Sair para lugares que conhece ninguém ou poucas pessoas e fazer amizades. No seu tempo livre procurar coisas que te agrade e aí convide seus amigos para irem fazer o seu programa, se forem serão bem-vindos e será um tempo incrível. Se não forem, será bom da mesma maneira com você curtindo e se aproveitando. Melhorar a autoestima, com o autoconhecimento, com exercícios, isso também ajuda bastante. Vai dar tudo certo! Abraços!