Quando eu era menor, preferia ficar isolado de todo mundo, não de uma forma negativa, me sentia melhor sozinho e falava apenas com poucas pessoas, no geral, nunca fui muito sociavel e costumavam dizer que eu era meio grosseiro em certos momentos. Chegaram a sugerir aos meus pais que me levassem a um psicólogo pois eu poderia ter Síndrome de Asperger, meus pais nunca me levaram alegando ser algo que passaria com o tempo, mas não passou. Recentemente algumas pessoas levantaram novamente a possibilidade de que eu tenha asperger ou esteja dentro do espectro autista, como faço para saber?
Um servidor de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.
Pessoas depressivas, ansiosas, tdah, bipolares, borderline, autistas, dependentes químicas, anoréxicas, bulemicas, esquizofrênicas e afins.
Olá Niergard! Para saber se realmente você se enquadra dentro de um espectro autista precisaria realizar acompanhamento psicológico com um Psicólogo que realiza Avaliação Psicológica. Somente diante dessa avaliação, que levanta diferentes aspectos da sua personalidade, poderá ter essa confirmação. Espero ter ajudado!
Vou tentar ver se consigo ir a um psicólogo ainda esse ano, obrigado pelos conselhos.
Eu penso que ficar sozinho com a própria companhia não faz de você um autista. É bom ficar sozinho e não sentir solidão, significa que você se ama e se respeita. As pessoas adoram dar rótulos para as demais que não são iguais a elas. Se a sua maneira de ser não atrapalha sua vida profissional e amorosa, não vejo motivos para você ficar encucado com críticas negativas. Eu sou uma pessoa normal (já fiz dezenas de testes, já passei por psiquiatra e psicólogo) e amo ficar sozinha. Hoje mesmo, meu marido foi trabalhar e eu estou aqui, sozinha e feliz da vida. É bom refletir sobre quem somos, o que queremos, do que gostamos ou não. Mas, se você está feliz e saudável, não há necessidade de médicos. Sussi?
Olá, Niergard. Bom, respondendo sua pergunta, como fazer para saber é ir atrás de um psicólogo, se ele indicar ir a um psiquiatra. Não tem nada demais nisso. Se isso é algo que te afeta, procure a terapia e vá com o coração aberto. Seja feliz amigo! Abraços!