fbpx
placeholder
Vandielson

Fundo do Poço e Depressão

Desde o término do meu relacionamento no início do ano até o presente momento, eu venho acumulando fracassos e perdas de maneira vertiginosa e de maneira acentuada, estou altamente endividado, vivendo uma vida de potencial não atingido e não sinto mais prazer em viver, estou totalmente distante dos meus propósitos e me sinto inútil e irrelevante, e não sei o que devo fazer

50
2

  • setembro 7, 2022
    Ema Santos

    Olá Van. Sinto muito que esteja se sentindo assim. Essa sensação é horrível e parece que a gente nunca vai conseguir se livrar dela. E a cada vez que a gente acha que não tem mais como piorar, a situação vai lá e piora. Eu já passei por isso. Eu também não via mais sentido em nada nessa vida, e confesso a você, que atualmente não está sendo fácil, mas está sendo "instigante". Vou explicar melhor. Tive muitas perdas na minhas perdas na minha vida, e parecia que quando eu estava bem, algo me puxava de volta para a mesma situação, e minha vida se tornou uma bola de neve, e parecia que o fundo do poço que eu achava ter chegado, era muito mais embaixo. Até que um certo dia, eu tava tão cansada de parar por isso, que eu cheguei no meu limite. Mas no momento, me veio a cabeça falar com um amigo de longa data, fazia tempos que não falava com ele, mas ele sempre foi gentil comigo e eu pensei "por que não? Pior que isso não fica" então liguei, e ele me atendeu. Pedi ajuda e ele estendeu a mão. Foi um caminho difícil até chegar até onde estou hoje, mas posso te garantir, que não me arrependo nem por um segundo de te pedido ajuda, de ter falado em volta que eu precisava de ajuda. Você pode achar que sua situação é impossível, não tem volta, que você não sabe o que fazer, mas Van, não desista. A situação que você se encontra não é para sempre, você é mais forte do que imagina. Você não é inútil e muito menos irrelevante. Você é muito importante, e vai conquistar muitas coisas nessa vida. Você só precisa dar o primeiro passo. Um dia de cada vez. Fale com alguém que confia, com uma amigo, algum parente, um psicólogo, procure ajuda. Estenda sua mão. Você é muito corajoso de chegar até aqui e falar, você já deu o primeiro passo, Van, percebeu? Estou muito orgulhosa de você. Você falou o que está sentindo, vamos procurar ajuda agora, ok? Repete comigo "um dia de cada vez". Te desejo tudo de bom. Você vai passar por essa situação, e lá na frente, você vai olhar para trás e falar "eu consegui". Fica bem, Van. Você consegue. Eu acredito em você.

  • agosto 1, 2022
    usuario

    Olá, VAN. Existe uma "piada" com o fundo do poço que é bom quando o atingimos, pois não dá para ir mais para baixo. O caminho é de volta à superfície agora. Se alguns comportamentos, atitudes, ações te trouxeram até aqui e você considera que não te ajudaram, pelo contrário, que te fazem mal, o caminho é modificar esses padrões. Se não está atingindo o seu potencial, o que você faz que te deixa cada vez mais longe dele? O que você poderia fazer que te deixaria mais perto? Se não tem prazer em viver hoje, o que acontece que te deixa triste? O que poderia te dar mais prazer? Se sente inútil, o que poderia fazer para se sentir mais útil? Se se sente irrelevante, como se tornar mais relevante para os outros e, principalmente, para si mesmo? Comece pensando nessas coisas e modificando os comportamentos. Não é fácil, acredite, eu sei. Mas a mudança de comportamento dia a dia, vai sendo recompensada. Com o passar do tempo ela fica mais fácil. Com o passar do tempo alguns obstáculos vão saindo do caminho e coisas que irão te ajudar vão aparecer. Um novo relacionamento? Uma proposta de emprego melhor? Uma oportunidade de trabalho voluntário para ser mais útil? Faça coisas que você gosta que quando fazia sentia prazer de viver, tente recordar delas. Todos temos algumas atividades favoritas. Com o tempo o universo vai ver sua mudança e vai colocando cada vez menos percalços no seu caminho. Até lá, persevere, desabafe, tire do peito e dos ombros esse peso. Se valorize. Faça o que te dá prazer. Mude os padrões que te puxam para baixo. E sempre lembre que não está só. Aqui e em todos os lugares. Estamos aqui para te ouvir e ajudar sempre. Abraços e que tudo dê certo!

Comunidade Sunas

Comunidade Sunas

Um servidor de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.

Aqui você pode ser 100% honesto sobre seus sentimentos, com a garantia de que não será julgado, mas será sim acolhido.

Converse com pessoas que vivenciam os mesmos problemas que você. Aqui você não precisa ter vergonha e nem mesmo fingir estar bem

Falamos sobre sentimentos em um espaço seguro, anônimos e monitorado por profissionais da saúde mental.

Grupo de apoio com pessoas depressivas, borderline, bipolares, ansiosas, dependentes químicas.

Membros

Pessoas depressivas, ansiosas, tdah, bipolares, borderline, autistas, dependentes químicas, anoréxicas, bulemicas, esquizofrênicas e afins.