Creio que como todos a quarentena não está sendo fácil. Além de conviver com pessoas que pensam e agem diferente da nossa cultura/criação, estamos convivendo com nós mesmos, ou seja, estamos prestando a atenção no nosso eu.
O que deveria ser algo positivo, causa em mim uma grande tristeza. A sensação de que mesmo acompanhada eu me sinta sozinha e desamparada sem forças.
Muitas vezes tenho a vontade maior de chorar e ficar quieta. Me puno por coisas que ocorreram no passado e sofro com as críticas que recebo do dia a dia.
Infelizmente não tenho voz e a minha tristeza é considerada uma fraqueza. Já até cogitei em pegar a COVID-19 e torcer para fazer parte daqueles que não recuperam.
Um servidor de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.
Pessoas depressivas, ansiosas, tdah, bipolares, borderline, autistas, dependentes químicas, anoréxicas, bulemicas, esquizofrênicas e afins.
Olá Sp! Você já deu um importante passo que foi se abrir e falar como se senti e isso é o pontapé inicial para receber ajuda... Saiba que você é uma pessoa muito forte... As vezes a gente passa por momentos difíceis na vida e que acabam nos deixando tristes... Mas olhe a sua vida sob outra perspectivas, veja a sua evolução, as coisas boas e simples da vida, se perdoe pelas coisas que ocorreram no passado e siga em frente, pense positivo, leve a vida com mais leveza, serenidade... Isso não é algo que ocorrerá do dia para noite, mas em pequenos gestos diários e simples como por exemplo se vendo como uma pessoa com inúmeras qualidades e importante na vida das pessoas... Desejo que você fique bem. Conte comigo. Abraços...
Sp, isto que você relata é extremamente sério e importante. Sempre, a maior crítica e/ou punição que recebemos vem de nós mesmos. Pense que nós vivemos e interagimos com o mundo (interno ou externo) com os recursos que possuímos. Talvez uma mudança de perspectiva ajude: o que fizemos no passado foi aquilo que foi possível naquele momento com os recursos (psicológicos, sociais, financeiros, etc) que possuíamos e hoje podemos construir mais e mais estratégias para nos ajudar. Portanto, é essencial desenvolvermos coragem e responsabilidade pela nossa dor e agirmos para ter uma vida mais plena e integrada! Às vezes, esta coragem/responsabilidade vem na ação de pedir ajuda. Portanto, se perdoe, tenha autocompaixão e não hesite em buscar ajuda neste momento difícil! Espero que você fique bem!
Todo ser humano é errante, o que nos mantém seguindo em frente é aceitar que erramos e que isso é normal e nos perdoar. Se ouve, tenta te entender e por fim se perdoe. Não é fácil, mas você consegue e estamos aqui pra te ajudar!
Infelizmente, pessoas que choram, demonstram tristeza e suas emoções em geral são tidas como emotivas ou fracas. Mas eu penso exatamente o contrário disso, acho que nossas emoções são aspectos fundantes do que nos compõe enquanto seres humanos, e as pessoas que não expressam o que sentem, talvez não estejam preparadas para se expor esses sentimentos para o mundo. Poxa vida, se punindo com as lembranças do passado e sofrendo com as coisas do dia a dia, fica muito pesado de cuidar de si, talvez você precise olhar pra si com mais carinho, nós já estamos vivenciando um momento muito complicado com o isolamento social. Procura se preocupar com as coisas que estão ao seu alcance atualmente, nem que sejam coisas pequenas, arrumar o quarto, fazer uma coisa gostosa pra comer, estudar algo que você gosta ou um hobbie, o que aconteceu no passado, por mais que afete a atualidade, já aconteceu e tentar mudar é dar muro em ponta de faca. Eu espero que você fique bem e com muita saúde! Mudar o nosso mecanismo de pensamento é um processo longo e contínuo, mas tenho certeza que você vai se sentir melhor! Retorne para contar como você está. Um grande abraço virtual.
Obrigada pelas lindas palavras. Há dias que estou bem, há dias que a tristeza e a irritação estão mais aflorados. Estou tentando mudar algumas coisas na minha vida, como sugeriram aqui recentemente. Serão coisas simples, mas que antes me deixavam feliz. O meu status de hoje foi trabalhar e chorar por coisas aleatórias e, quando fico assim há aquele momento de solidão. Mas vou passar por esta fase. E obrigada por estarmos juntos nessa.
Respeita sua tristeza, tenta encontrar as raizes dela. Observa os pensamentos que você tem quando sente todos esses sentimentos e pensa: pq estou pensando isso? Oq tenho feito com a minha vida que me remete a eles.. tenta fazer uma imersão em si mesma para tentar extrair tudo que você pode aperfeiçoar em vc e nas suas atitudes pra ficar em paz consigo mesma.. é uma longa jornada de auto conhecimento mas que aposto que vai te trazer clareza nos pensamentos e direcionamento para atingir a sua melhor versão!