Gente, faz 2 anos que eu acho que tenho depressão (nunca fui em um psicologo). queria tirar uma duvida, que me deixa incrívelmente intrigado quando penso. bom, minha vida não é muito interessante, as vezes eu até me sinto confortavel, mas, tem momentos que eu começo me perguntar se eu realmente tenho depressão. a minha duvida é: se eu não gosto da minha vida, ou simplesmente qro acabar com ela (pensamentos suícidas), isso automaticamente esta relacionado com depressão? eu fico muito confuso sobre o que eu quero pra minha vida quando penso nisso. por favor, respondam :,) acho que me ajudaria com meu autoconhecimento
Um servidor de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.
Pessoas depressivas, ansiosas, tdah, bipolares, borderline, autistas, dependentes químicas, anoréxicas, bulemicas, esquizofrênicas e afins.
Não, não necessariamente está relacionado com depressão, existem inclusive alguns diagnósticos no meio do caminho, como o meu (Distimia: viver é um saco, em resumo, penoso mesmo) por isso a importância de uma avaliação psicológica, se ter um diagnóstico for realmente importante pra vc. Pq no final, tudo se resume a como vc liga com tudo isso, sei nosso de ver e viver no mundo, e o que pode melhorar a respeito pra conseguir ligar e até se sentir melhor. Minha opinião.
Olá zFlashCS, Na verdade, é muito comum existir momentos em que sentimos um vazio existencial e temos vontade de sumir ou morrer. Freud chamava isso de pulsão de morte, e segundo pesquisa do CVV, cerca de 5 em 30 pessoas já pensaram em suicídio. Ou seja, isso não quer dizer que vc tenha depressão. Para ser diagnosticado, vc precisa ter outros sintomas, como: tristeza recorrente, apatia, falta de libido, desesperança etc. E precisa passar por um psicólogo e/ou psiquiatra para que seja feita essa avaliação.
Esses pensamentos e dúvidas são típicos da fase adolescente. Se você já saiu da adolescência (24anos) então deve sim procurar um profissional psicólogo para buscar o autoconhecimento. É normal questionamentos sobre o sentido da vida, tristezas e frustrações. A vida é uma luta constante entre nossos desejos e a realidade. Comece a ler mais livros. Ajuda muito a amadurecer nosso emocional.