Quando pensamos em doenças, geralmente lembramos de doenças físicas, que envolvem o bem estar do corpo e sua causa explica-se de maneira lógica.
Porém, raramente pensamos nas doenças relacionadas a mente. Mas sim, elas existem.
O que são doenças psicológicas?
As doenças psicológicas também são conhecidas como transtornos ou distúrbios psicológicos. Quando aparecem, nem sempre são perceptíveis no nosso físico, mas ficam aparentes nos processos emocionais.
Quais as principais causas das doenças psicológicas?
Fatores genéticos: Doenças psicológicas podem ser transmitidas de geração em geração. Por isso, é comum que em uma família mais de uma pessoa tenha desenvolvido um transtorno psicológico semelhante.
Desequilíbrio hormonal: Os hormônios regulam nosso corpo e também o humor. Um desequilíbrio hormonal pode acarretar no desenvolvimento de doenças psicológicas.
Estresse ou acúmulo emocional: O corpo irá pedir ajuda de alguma forma, ou seja, poderá adoecer para que se dê a devida atenção ao que está acontecendo com a Saúde Mental.
Questões sociais: Ambientes hostis, discriminação e/ou disparidades sociais.
Como é feito o diagnóstico de uma doença psicológica?
As doenças psicológicas são diagnosticadas por uma equipe multiprofissional, que envolve um Psicólogo e um Psiquiatra.
O Diagnóstico é feito com base no DSM – Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais, no qual é encontrado os critérios para cada transtorno. Além disso, também são consideradas questões sociais, culturais e da história pessoal de cada um.
Quais as doenças psicológicas mais comuns?
Depressão; Ansiedade; Bipolaridade; Borderline; TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo); Dependência química; Anorexia e/ou Bulimia.
Se você acredita ter alguma doença psicológica, procure ajuda profissional, de um Psiquiatra e de um Psicólogo.