Acho que você deveria procurar um psicólogo, talvez ele possa te ajudar. Muitas pessoas já podem ter ouvido essa frase em algum momento da vida ou se depararam com ela de alguma forma. E ai entra a grande questão: pra que serve o psicólogo? Muitos já irão logo argumentar que psicólogo é coisa de maluco ou que psicólogo está fora de questão. Mas isso se dá justamente por não entender o que faz o psicólogo e dizer que é frescura procurar um.
A Psicologia tem diversas áreas de atuação, mas podemos aqui pensar que onde tem pessoas pode ter Psicologia, já que ela é basicamente uma ciência que diz respeito ao comportamento, estados mentais, interações e reações humanas nas mais diversas situações. Então, onde tem gente tem Psicologia.
O nosso conselho de atuação regulamenta algumas áreas de práticas para o profissional de Psicologia : Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia. Nesse texto falarei apenas da prática clínica do psicólogo, mas já é possível perceber o quão amplas são as possibilidades de atuação do profissional de Psicologia e assim como são diversas as áreas, também são as diversas “Psicologias”.
A Psicologia se constrói baseada em muitos autores e cada um deles vai ter uma visão diferente de como é a construção do ser humano. Algumas teorias se opõem, outras se completam, mas em essência todas buscam a mesma coisa, uma melhor compreensão do ser humano e dos seus processos mentais e/ou comportamentais. É como se diversas pessoas estivessem olhando para algum objeto de lugares diferentes. Lugares diferentes significam visões diferentes,mas o objeto é o mesmo.
Voltando a pergunta do texto: para que serve o psicólogo? Vamos aplicá-la ao contexto clínico para entendermos como o psicólogo pode nos auxiliar. Dentro do contexto clínico, a atuação do profissional de Psicologia vai servir para te ajudar a lidar com as suas questões e saúde mental, simples assim. Em um exemplo prático é que quando estamos com dor de dente , nós podemos procurar um dentista pra ajudar com a situação ou ficar convivendo com a dor até que ela possivelmente vá piorando com o tempo e quando vamos ao dentista pra resolver o que era uma coisa simples de resolver acabou se tornando mais complexa.
Com a nossa saúde mental acontece às vezes a mesma coisa, todos nós vamos passar por situações complicadas na vida, por momentos difíceis e nem sempre a nossa maneira de lidar vai ser a melhor possível, não necessariamente por culpa nossa mas por diversas questões que podem influenciar esse processo, e vamos ficar convivendo com esse incomodo que vai crescendo e se tornando algo mais difícil pra gente a possa dar conta.
Essas situações podem surgir da perda de um emprego, da perda de um ente querido, do fim de um relacionamento, de dificuldades de aprendizagem, de dificuldades de nos socializarmos, de dificuldades na família , enfim os motivos são sempre únicos e diversos e o fato é que cada um de nós lida com a vida de um jeito e vai ter motivos específicos pra ter suas questões para lidar. E elas podem se manifestar de maneiras muito únicas também, podem ser ansiedade, depressão, angústia ou uma série de outros sintomas que mostram que não estamos dando a devida atenção a saúde mental.
E ai é que entra o psicólogo, ele vai ajudar nesse caminho de lidarmos com nossas questões. Como? principalmente através do autoconhecimento. O processo de terapia é um processo de transformação que ocorre principalmente porque aprendemos a ouvir a nós mesmos e entender melhor nossos reais desejos e necessidades, aprendemos a desenvolver estratégias que nos ajudam com as situações que julgamos problemáticas e aprendemos a refletir melhor sobre as situações da nossa vida. O processo de terapia vai nos dar muitas ferramentas para nos tornarmos melhor do que já somos.
O papel do profissional de Psicologia vai muito além de alguém para você conversar ou ouvir seus problemas. O psicólogo diferente de um amigo ou parente, conhece e estuda diversas técnicas para poder te ajudar a compreender melhor as situações que você vivência , alem de poder de dar uma visão mais neutra sobre elas.
O psicólogo não é alguem simplesmente pra bater papo , ele não deve ter conselhos para te dar, nem dizer como você deve seguir sua vida, e em alguns momentos a resposta que você espera não vai ser a que ele vai te dar, justamente por conta do olhar técnico o papel do psicólogo é levantar a reflexão sobre as situações que você esta passando para assim poder te ajudar a desenvolver a melhor maneira de lidar com elas. Isso significa que ele vai ser frio e distante? Não necessariamente como eu disse existem diversas “Psicologias” e cada uma delas promove a psicoterapia de uma forma,mas sempre tendo você que procura o psicólogo como o foco do processo.
Algumas das situações mais comuns nas quais as pessoas buscam ajuda do psicólogo podem ser :
Problemas nos relacionamento afetivos/ e ou familiares
Dificuldade em lidar com situações do dia a dia
Stress na vida pessoal ou no trabalho
Ansiedade
Dificuldades de aprendizagem ( principalmente crianças)
Dificuldades de relacionamento social
Depressão e/ ou sensação de perda de sentido da vida
Orientação vocacional/profissional
Quando a gente olha essa lista consegue entender porque as pessoas não querem buscar o psicólogo. Primeiro porque isso implica em ter que admitir que se tem um “problema” e segundo porque já demonstra logo que alguma coisa esta fora de controle, é quase como se ao procurar o profissional de Psicologia disséssemos que não somos capazes de dar conta das nossas questões. E a grande verdade é que não somos mesmo e está tudo bem com isso, às vezes precisamos parar e reorganizar nossa cabeça pra poder entender tudo o que está nos acontecendo e como iremos dar conta da melhor maneira possível.
Mas por trás de todos esses “problemas” que o psicólogo pode ajudar a resolver nós temos a nós mesmos como sujeitos e o psicoterapeuta nos ajuda a nos tornarmos sujeitos melhores, ele nos ajuda a nos posicionarmos melhor, a nos entendermos melhor, a nos conhecermos melhor. Infelizmente, não aprendemos desde pequenos como devem ser nossas emoções, como é sentir cada uma delas, não aprendemos a nos expressarmos da melhor maneira, nem como lidar com nossas dores, aprendemos tantas coisas e não aprendemos o básico sobre como é importante cuidarmos de nossa saúde mental ou o quanto é importante cuidarmos de nosso bem estar psicológico tanto quanto cuidamos do bem estar físico
O profissional de Psicologia ajuda a promover esse bem estar, de nos tornarmos melhores para lidarmos com nossos problemas, com nossas emoções, com nossas frustrações e a desenvolvermos a nós mesmos. A saúde mental não é apenas o processo de lidar com as doenças e problemas psicológicos, mas sim uma possibilidade de transformarmos a nós mesmos, transformarmos nossas relações, desenvolvermos nossas potencialidades e mudar nossa postura perante o mundo. Não ficamos melhores apenas por que lidamos com nossas questões, mas porque aprendemos a aproveitar melhor também nossas alegrias, podemos aprender a nos reconhecer como sujeitos únicos e nos dar o valor que de fato merecemos.
Resumindo, o psicólogo vai poder ajudar a melhorar quem nós somos, mas através de nós mesmos. Não existe fórmula mágica,nem respostas prontas. o processo de terapia não é só feito de flores e certamente haverão momentos difíceis, pois é preciso confrontar situações de nossa vida que podem ser bem desagradáveis, mas existe uma satisfação grande em tornar-se quem você é de fato. E por isso, o caminho vai ser diferente para cada um, e são os 5 anos de formação na faculdade que garantem ao bom profissional de Psicologia as habilidades necessárias pra te ajudar, e ajudar a qualquer um que sinta que tem situações na vida que parecem estagnadas, ou situações difíceis de dar conta e não tem nada de errado em ter essas situações.
No fundo no fundo quase todo tem um ponto ou outro da vida que pode ter ficado mal esclarecido, procurar ajuda de um psicólogo não é sinal de fraqueza como muitos pregam, muito pelo contrario, requer uma grande coragem para poder sair de onde se esta e enfrentar as coisas de maneira diferente caminhando pra fora da zona de conforto e percebendo que se pode investir em si mesmo.
Não se trata de ser normal, nem de ser enquadrado, se trata única e exclusivamente de nos aproximarmos de quem nós de fato somos, a Psicologia é a ciência da transformação e o processo psicoterapêutico nos ajuda a nos tornarmos o melhor que podemos ser para nós mesmos, para encerrar esse texto uma frase do Jung que mostra a importância de nos conhecermos ” Somente aquilo que somos , realmente tem o poder de nos curar”
Se você quiser saber um pouco mais, vai lá no meu site, ou no meu instagram que sempre tem reflexões interessantes sobre Psicologia!
https://www.instagram.com/psicologojordanvieira/
https://psicologojordanvieira.com/blog-3/