fbpx

Término de relacionamento

O término de relacionamento é um momento delicado e repleto de sentimentos e emoções com as quais nos confrontamos e precisamos lidar.

Esse momento pode impactar diferentes aspectos da vida e gerar sentimentos dolorosos, como a angustia, a ansiedade, o vazio, a raiva, a culpa e a tristeza.

Por que não consigo superar o término?

Quando estamos em um relacionamento, planejamos nossa rotina, nosso futuro e diferentes atividades com aquela pessoa e ao terminar a relação, percebemos que não temos mais esses planejamentos. Ou seja, um término influencia na rotina, responsabilidades, pertences, relacionamentos familiares e amizades… pode até mesmo te levar a começar a repensar quem você é;

Além dessas questões, existem os sentimentos que estão envolvidos, como o amor e todas as memórias positivas que foram compartilhadas. Então, é normal ter dificuldades em superar um término de relacionamento.

Mas, você não ficará preso nesse relacionamento que acabou para sempre!

O que posso fazer para começar a superar o término do relacionamento?

O sentimento do término do relacionamento é um luto. Sentimos o luto quando perdemos algo que amamos, gostamos e queremos ter conosco. Além da pessoa, você está perdendo tudo o que se relaciona com ela, como os sonhos, planejamentos, rotina… Por isso, o primeiro passo é a aceitação do que está acontecendo. Como?

  • Compreenda que os sentimentos são normais e que vão afetar sua rotina;
  • Dê um tempo para si mesmo, para descansar e refletir;
  • Compartilhe seus sentimentos (com amigos, familiares ou com um Psicólogo);
  • Permita-se sofrer pela pelo término do relacionamento.
  • Cuide de si e se trate com carinho;
  • Não fique buscando culpados;
  • O relacionamento acabar não significa que foi um fracasso, muitas coisas foram vividas;
  • Procure preencher seu tempo livre com você mesmo e com coisas que te fazem bem;
  • Leve-se para passear, saia de casa;
  • Procure estar em boas companhias;
  • Cuide da sua saúde física e mental.

 

Importante! 

Nesse momento, procure voltar-se para si. Olhe para seus sentimentos e busque compreender o que está acontecendo com você, como se sente, o que pensa e o que pode fazer em relação a isso.

Caso esteja difícil demais lidar com o momento sozinho (a),  busque auxilio de um profissional da Psicologia. Ele (a) poderá te dar suporte para lidar com os sentimentos.

82
20210912_090339-scaled

Olá, me chamo Suelen e sou Psicóloga Clínica. Realizo atendimentos online de adolescentes e adultos, através da Psicologia Analítica. Sou graduada pelas Faculdades Pequeno Príncipe, além de atender na clínica, sou pesquisadora com estudos direcionados para sexualidade e gênero. Meu método de trabalho é compreender as vivências humanas em suas complexidades e experiências pessoais por meio da análise geral do indivíduo, relacionando com o meio social em que a pessoa se encontra. Minha especialidade é o trabalho com a sexualidade, perpassando questões de construção social, realizando o processo de autocuidado, autoconhecimento e a integração do ser. Minhas maiores experiências na área clínica estão relacionadas a ansiedade, bem como, a comunidade LGBTQIA+ e ao aprofundamento de questões relacionadas à sexualidade e gênero. Conheça mais em @psiparatodes no Instagram.

Conheça nosso grupo de apoio emocional

Login