O término de relacionamento é um momento delicado e repleto de sentimentos e emoções com as quais nos confrontamos e precisamos lidar.
Esse momento pode impactar diferentes aspectos da vida e gerar sentimentos dolorosos, como a angustia, a ansiedade, o vazio, a raiva, a culpa e a tristeza.
Por que não consigo superar o término?
Quando estamos em um relacionamento, planejamos nossa rotina, nosso futuro e diferentes atividades com aquela pessoa e ao terminar a relação, percebemos que não temos mais esses planejamentos. Ou seja, um término influencia na rotina, responsabilidades, pertences, relacionamentos familiares e amizades… pode até mesmo te levar a começar a repensar quem você é;
Além dessas questões, existem os sentimentos que estão envolvidos, como o amor e todas as memórias positivas que foram compartilhadas. Então, é normal ter dificuldades em superar um término de relacionamento.
Mas, você não ficará preso nesse relacionamento que acabou para sempre!
O que posso fazer para começar a superar o término do relacionamento?
O sentimento do término do relacionamento é um luto. Sentimos o luto quando perdemos algo que amamos, gostamos e queremos ter conosco. Além da pessoa, você está perdendo tudo o que se relaciona com ela, como os sonhos, planejamentos, rotina… Por isso, o primeiro passo é a aceitação do que está acontecendo. Como?
Importante!
Nesse momento, procure voltar-se para si. Olhe para seus sentimentos e busque compreender o que está acontecendo com você, como se sente, o que pensa e o que pode fazer em relação a isso.
Caso esteja difícil demais lidar com o momento sozinho (a), busque auxilio de um profissional da Psicologia. Ele (a) poderá te dar suporte para lidar com os sentimentos.