fbpx

“Hang Loose” da depressão: Medina volta às ondas

Por Cauã Gouvea | 28/07/2024 11h12

WhatsApp
Facebook
Twitter

Gabriel Medina é um surfista profissional brasileiro e é conhecido por ser tricampeão mundial de Surf ASP World Tour nas edições de 2014, 2018 e 2021, sendo o primeiro brasileiro a ganhar o mundial de Surf. Em 2014, foi campeão antecipado, durante a última etapa do circuito no Havaí, ao ver seus adversários concorrentes ao título não se classificarem para as quartas de finais.

Em 2009, Gabriel Medina fechou um contrato com a empresa australiana Rip Curl e profissionalizou-se. Dez dias depois, venceu a etapa do Mundial Profissional.

Medina já sofreu com depressão devido aos ocorridos com sua família e sua ex-esposa.

DISTÂNCIA DAS ONDAS

Com a temporada de 2022 começando no Surf, com altas expectativas e promessa de uma boa campanha, para Gabriel Medina foi diferente, o brasileiro se afastou do Surf e perdeu os primeiro cinco circuitos do mundial, ausência essa que foi explicada pelo Medina para tratar de sua saúde física, onde passava por uma lesão no quadril e de sua saúde mental, pois estava vivendo em um clima conturbado. Com seu relacionamento com Yasmin Brunet que começou em 2020 e oficializaram a união em 2021, que não foi muito aprovada pela sua mãe Simone, a qual dizia que Yasmin era muito controlada.

Uma briga familiar, que teria levado Gabriel Medina a diminuir o repasse mensal que fazia à família, resultou no fechamento do Instituto Gabriel Medina, localizado na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP). Segundo Simone Medina, mãe do atleta, o valor repassado não se tratava de uma mesada, mas do pagamento que ela recebia como sócia da empresa de gerenciamento esportivo do filho.

CONSEQUÊNCIAS

“Tive depressão. Foi muito louco, porque nunca me imaginei nesse lugar, um lugar assustador, em que as coisas param de fazer sentido para você”, declarou. Medina conclui dizendo que não sabe como chegou nesse lugar, mas que foi bem difícil tomar a decisão de parar de competir no Surf por um tempo, pois precisava se recuperar do fim do seu relacionamento e sua relação com os pais.

“Não sei nem o que falar. Ano passado, teve bateria que ia chorando para a água. Estava bem triste, me afetou, mas me mantive calmo, nunca falei nada sobre. Queria focar no trabalho, consegui ir bem, consegui o terceiro título mundial. Mas não foi fácil”, relatou.

O QUE FOI FEITO?

Gabriel Medina após anunciar seu afastamento das praias, buscou ajuda de psicólogos e trabalhou arduamente para vencer a depressão. “Estou melhor, fico feliz de estar me reencontrando né, eu aprendi bastante durante esse tempo que eu me afastei das competições”, diz o surfista em entrevista ao Esporte Espetacular.

Segundo a Psicóloga Suelen Mass, com artigo escrito pelo Sunas, explica quando é a hora certa de procurar um psicólogo e resolver seus problemas. Leia o artigo clicando aqui.

Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, no mundo inteiro, cerca de 300 milhões de pessoas sofram de depressão.

Classificada como uma “crise negligenciada de saúde global”, a doença tem números relevantes no Brasil: segundo dados da pesquisa Vigitel 2021 (realizada pelo Ministério da Saúde), 11,3% dos entrevistados disseram ter recebido diagnóstico médico para depressão. Entre os homens, o percentual foi de 7,3%; nas mulheres, foi o dobro (14,7%).

FONTE: G1 – clique aqui para ler.

setembro 7, 2024 21:10
Sunas

Login

Desabafe no site

Entre na Comunidade

Converse em tempo real

Grupo de apoio

Entre no nosso grupo do WhatsApp