A atriz Juliana Paes, famosa pelo seu talento e carisma na TV, chocou seus fãs ao revelar sua vivência com a ansiedade no podcast Conversa Vai Conversa Vem, do Jornal O Globo. Ela descreveu como a falta de ar se tornou um sintoma constante e como só conseguiu identificar o problema após consultar um psiquiatra.
“Eu deitava na cama e sentia meu coração disparar sem parar. Comecei a achar que havia algo errado com meu coração e fui procurar um especialista. Ele me explicou que estava enfrentando crises de estresse pós-traumático, exacerbadas pelas perdas que não tive tempo de processar e chorar” relatou.
“Passei por intensas crises de ansiedade. A pandemia contribuiu para isso, mas a própria rotina, o convívio com a internet, as demandas do trabalho e a necessidade de interagir online foram sobrecarregados. Eu literalmente me sentia sem ar, sem conseguir respirar” disse Juliana.
Nos últimos cinco anos, a atriz vivenciou o isolamento social devido a pandemia do Covid-19, a morte traumática de sua cadelinha que se afogou na piscina de sua casa. A atriz também teve o timbre de sua voz alterado, pois cistos foram encontrados em suas cordas vocais.
Juliana Paes encerra o tópico saúde mental na entrevista dizendo: “Hoje, para mim, é muito claro que artista sem terapia é uma casa sem espelho. É preciso ter um olhar para si e se confrontar com as próprias questões. Queria ter tido esse ímpeto de procurar terapia antes, demorei. A atividade física também me salva.”
A ansiedade é uma realidade para muitos brasileiros. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Assim como Juliana Paes, que buscou ajuda sem vergonha ou preconceito, é crucial a todos procurar apoio para enfrentar esses desafios.