Silvio Santos, 93 anos, é um dos apresentadores mais famosos do Brasil e dono de uma das maiores emissoras de televisão do país: o SBT.
Em 2022, Silvio passou um período afastado do seu programa, que vai ao ar todos os domingos, e aproveitou o tempo para viajar aos Estados Unidos.
Quando retornou, em maio do mesmo ano, Silvio participou de brincadeiras do programa com o apresentador Ratinho, também do SBT, que notando o comportamento de Silvio, comentou que ele estava mais alegre do que da última vez que voltou dos Estados Unidos.
Silvio então explicou que o motivo foi uma depressão que teve recentemente:
“Na outra vez, eu tava com depressão não sei por qual razão. Eu estava com depressão porque minha ex me deixou”, brincou.
Um motivo apontado como fator que agravou a depressão de Silvio Santos foi a morte de seu médico reumatologista, Morton Aaron Scheinberg, em setembro de 2021.
O Dr. Morton, que atendia Silvio há anos, era o único médico que o Silvio cumpria as orientações.
Desde sua morte, Silvio tem se recusado a seguir recomendações médicas, o que tem gerado discussões familiares.
https://www.sunas.com.br/wp-content/uploads/2024/05/IIII.mov
FONTE: SBT – clique aqui para ler.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que idosos são os mais afetados pela depressão.
O transtorno ocorre em cerca de 13% da população brasileira que está na faixa dos 60 aos 64 anos de idade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, no mundo inteiro, cerca de 300 milhões de pessoas sofram de depressão.
Classificada como uma “crise negligenciada de saúde global”, a doença tem números relevantes no Brasil: segundo dados da pesquisa Vigitel 2021 (realizada pelo Ministério da Saúde), 11,3% dos entrevistados disseram ter recebido diagnóstico médico para depressão. Entre os homens, o percentual foi de 7,3%; nas mulheres, foi o dobro (14,7%).