fbpx

Valtteri Bottas enfrentou transtorno alimentar

O piloto finlandês Valtteri Bottas, atualmente correndo pela Alfa Romeo na Fórmula 1, revelou em um podcast finlandês no ano de 2022 que enfrentou sérios problemas psicológicos e depressão no início de sua carreira. Confira algumas revelações:

Em 2014, durante um período desafiador de sua carreira, Bottas começou a lidar com pensamentos perturbadores e autodestrutivos.

“Peguei um voo e uma ex-namorada me disse: ‘Espero que o voo corra bem. Mas e se cair? Vou sair daqui’.Pensamentos como esse começaram a entrar na minha cabeça,” disse Bottas.

Esses pensamentos negativos foram exacerbados por uma pressão intensa para manter o peso corporal, uma exigência comum entre os pilotos de Fórmula 1. 

“A questão do peso saiu um pouco de controle para mim,” explicou o piloto de 32 anos. “Eu tinha que subir na balança todas as manhãs e todas as noites. Sempre tinha que ser cada vez mais leve para eu me sentir bem.”

Essa obsessão levou a consequências físicas graves, incluindo fadiga extrema e insônia. “Eu me cansava muito rapidamente. Depois comecei a ter problemas para dormir,” relembrou Bottas.

Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, no mundo inteiro, cerca de 300 milhões de pessoas sofram de depressão.

Classificada como uma “crise negligenciada de saúde global”, a doença tem números relevantes no Brasil: segundo dados da pesquisa Vigitel 2021 (realizada pelo Ministério da Saúde), 11,3% dos entrevistados disseram ter recebido diagnóstico médico para depressão. Entre os homens, o percentual foi de 7,3%; nas mulheres, foi o dobro (14,7%).

FONTE: G1 – clique aqui para ler.

Acessar grupo de apoio

Comunidade Sunas

Um servidor de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.

Falamos sobre sentimentos em um espaço seguro, anônimos e monitorado por profissionais da saúde mental.

Grupo de apoio com pessoas depressivas, borderline, bipolares, ansiosas, dependentes químicas.

Aqui você pode ser 100% honesto sobre seus sentimentos, com a garantia de que não será julgado, mas será sim acolhido.

Converse com pessoas que vivenciam os mesmos problemas que você. Aqui você não precisa ter vergonha e nem mesmo fingir estar bem

Membros

Pessoas depressivas, ansiosas, tdah, bipolares, borderline, autistas, dependentes químicas, anoréxicas, bulemicas, esquizofrênicas e afins.

Conheça nosso grupo de apoio emocional

Login